Montes Claros

TURISMO
Montes Claros, distante 418 km de Belo Horizonte, é uma cidade com uma natureza muito rica e preservada. Os parques da região são a prova disso. O Parque Municipal Milton Prates é um encantador lugar, conta com uma belíssima área verde e infraestrutura para receber os turistas, como restaurante e espaço para praticar esportes.
O lugar é propício para a realização de um tranquilo piquenique, possui play-ground e pedalinho para as crianças se divertirem. Próximo está instalado o zoológico municipal com diferentes espécies de animais.
Já o Parque Sapucaia, na Serra do Ibituruna, é uma reserva florestal, ideal para os visitantes que gostam de aeromodelismo, ultra-leve e asa delta, bem como montanhismo e corridas rústicas. Quem prefere os passeios menos radicais, vai se divertir no teleférico.

Turismo e eventos


Para estimular o desenvolvimento socioeconômico local, a prefeitura de Montes Claros, juntamente ou não com empresas locais, investe no segmento de festas e eventos. Essas festas, muitas vezes atraem pessoas de outras cidades, exigindo uma melhor infraestrutura no município e estimulando a profissionalização do setor, o que é benéfico não só aos turistas, mas também a toda população da cidade. As atividades ocorrem durante o ano inteiro. Há: o Festival do Pequi, em janeiro; o Carnamontes, em fevereiro ou março; o Festival Internacional de Danças Folclóricas, em maio; as Festas Juninas, em junho ou julho; a Exposição Agropecuária, no Parque de Exposição João Alencar Athayde, em julho; a Festa de Agosto (Catopês), em agosto; a Feira Nacional da Indústria, Comércio e de Serviços de Montes Claros (FENICS), em agosto; e o Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, em outubro.
Montes Claros ainda conta com diversos pontos turísticos, como: o Parque Municipal Milton Prates, que possui uma grande área verde e é onde está situado o Zoológico Municipal; o Parque Sapucaia, que está localizado na Serra do Ibituruna, sendo uma reserva florestal com relevo montanhoso, propícia para prática de esportes radicais; o Parque Guimarães Rosa, criado pela Lei Municipal nº. 793 de 7 de agosto de 1989, é uma das maiores áreas verdes do perímetro urbano municipal; a Lapa Encantada, cachoeiras com 1 km de rios subterrâneos; a Gruta do Engenho, aberta para visitação; o Conjunto Lapa Grande, onde insere-se a gruta de mesmo nome que, com seus 3 km, está entre as maiores de Minas Gerais, além de abrigar em seus sedimentos restos de animais fósseis; além de construções como a Catedral de Nossa Senhora Aparecida, com 65,08 metros de altura, a Igreja Matriz e a Igrejinha dos Morrinhos.11 Também possuem destaque os 164 sítiosarqueológicos catalogados, tendo como principal o Complexo Espeleológico da Lapa Grande, dada a sua importância arqueológica, sendo onde aparece a formação do vulcão espeleotema de pouquíssima ocorrência no Brasil.11Igreja dos Morrinhos.

Calendário de eventos
O calendário de eventos atrai muitos turistas, com destaque para a exposição agropecuária regional, uma das maiores de Minas Gerais; a Fenics – Feira Nacional da Industria,comércio e serviços, que atrai cerca de 250 expositores e movimenta anualmente mais de 100 milhões em negócios; o Festival Nacional do Pequi e o Carnamontes, o carnaval temporão que tem a participação de artistas de renome nacional e participação de, em média 150 mil foliões, no mês de setembro.
O Município de Montes Claros, mesmo não estando inserido numa cidade de potencial turístico, possui diversos pontos de vasta dimensão a serem explorados. Montes Claros comporta inúmeras cavernas, possuindo inúmeros sítios arqueológicos catalogados.
São 164 sítios catalogados, tendo como principal, o Complexo espeleológico da Lapa Grande dada a sua importância arqueológica, e de potencial turístico: Lapa D'Água e Lapa da Nascente, que guardam em seus sedimentos restos de animais fósseis (citações do naturalisma SPIX em suas viagens pelo Norte de Minas - Séc. XIX), possuem ornamentações de grande beleza, onde aparece a formação do Vulcão espeleotema de pouquíssima ocorrência no Brasil, algumas com mais de 1 km de rio subterrâneo, na qual destacam-se belas cachoeiras, distantes a 12 km da cidade.
Lapa Grande está situada na Serra da Vieira, destacando-se das demais cavernas do Município, devido a sua importância a nível regional, considerada uma das maiores do Estado com área de 3 Km de desenvolvimento.
Possui potencial espeleológico, paleontólogo e paisagístico que, junto com a Lapa Pintada, Lapa D'água e Lapa Pequena, cria um complexo de grande interesse científico, com uma distância de 12 Km da cidade de Montes Claros.


Catedral Metropolitana Montes Claros






Aeroporto de Montes Claros




Praça da Matriz de Montes Claros




Igreja de Morrinhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário